segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A realidade de ser pai adolescente...












Sempre que se fala em gravidez na adolescência o assunto tende a ser abordado apenas sobre a perspectiva da jovem mãe, ficando o pai adolescente quase sempre de lado.
Tem gente que desconhece que em muitos casos os meninos/rapazes desejam acompanhar o período de gestação e cuidar do filho junto com a mãe, ou seja, querem assumir suas responsabilidades diante desse novo fato.
O drama de uma noticia dessas em pleno momento de muitas mudanças e escolhas também faz parte do mundo masculino, pois boa parte deles começa a tomar consciência que o período de farras, de festas com os amigos e de descompromisso com a vida estão com os dias contados. Filhos, em qualquer idade, significa aumento de responsabilidades. Na adolescência é arrumar trabalho, se dividir com estudos e outras preocupações, justamente por tudo que envolve o ato de cuidar de uma nova vida, até o resto da vida…
Essa diferença entre o lado feminino e o masculino se deve ao fato de muitos jovens que se tornam pais terem uma prática de abandonar a mãe da criança e consequentemente seus próprios filhos. Isso acaba fazendo com que as pessoas generalizem a idéia de que pais adolescentes são irresponsáveis.
No entanto,  muitos deles ao saber da novidade ficam é mais sensíveis, emocionados, até felizes (mesmo um tanto inseguros e medrosos), e começam a ajudar as mães, arrumam emprego e se surpreendem desde cedo planejando o próprio futuro e o dos seus bebês.
Parabéns a essa galera que diante dos desafios que vão pintando, vai conseguindo ser  protagonista da própria história!!!

Kitah Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário